Guia de Introdução

improve this page | report issue

Visão Geral

Ative o Digital App Builder a partir de:

  • No MacOS, clique duas vezes no ícone do IBM Digital App Builder para abrir o Digital App Builder.
  • No Windows, ative o Digital App Builder selecionando Iniciar > Programas > IBM Digital App Builder.

Nota: Se o Digital App Builder for aberto pela primeira vez, Aceite a Licença para usar o IBM Digital App Builder na tela flash para avançar. Depois de aceitar o contrato de licença, a Verificação de Pré-requisitos é executada automaticamente pela primeira vez. Clique em OK para continuar, se nenhum erro for localizado, caso contrário, corrija os erros e, em seguida, reinicie o Digital App Builder.

IBM Digital App Builder

Criar novo aplicativo ou Abrir um aplicativo ou usar os modelos disponíveis para melhorar a construção do aplicativo.

Nota: Os aplicativos criados recentemente serão exibidos na seção Recente. Para uma nova instalação, a seção Recente não será exibida.

Criar novo aplicativo

Nota: Criar novo aplicativo em dois modos: Modo de Design - ajuda a projetar o aplicativo pelo método arrastar e soltar e modo de Código - ajuda a projetar o aplicativo no modo do editor de código.

Criar um novo aplicativo clicando no ícone Criar novo aplicativo no painel do Builder.

  1. Clique no ícone Criar novo aplicativo. Isso exibirá a janela Selecionar Canal.

    Selecionar Canal

  2. Selecione o canal para o qual você deseja desenvolver o aplicativo, clicando no respectivo ícone. Posteriormente, é possível incluir mais canais no mesmo aplicativo.

    • Android: selecione essa opção se você estiver criando um aplicativo Android.
    • iOS: selecione essa opção se você estiver criando um aplicativo iOS.

      Nota: é possível construir e executar os aplicativos iOS somente no MacOS.

    • Web: selecione essa opção se você estiver criando o aplicativo para a Web.
    • PWA: selecione essa opção se você estiver criando um Progressive Web App.
  3. A janela Selecionar tipo de servidor ao qual se conectar é exibida.

    Selecionar tipo de servidor

  4. É possível selecionar um Shared Playground Server ou um Custom Professional Server.

    • Shared Playground Server – um servidor do Mobile Foundation compartilhado hospedado no IBM Cloud para que você seja iniciado rapidamente.

      Aviso: o Shared Playground Server é um servidor comum que é compartilhado entre vários desenvolvedores. Esse servidor não deve ser usado para aplicativos de produção. Os dados nesse servidor podem ser excluídos sem aviso prévio. O tempo de atividade do servidor não é garantido.

      IBM Shared Server

    • Custom Professional Server – É possível conectar-se ao seu próprio servidor Mobile Foundation criado no IBM Cloud ou local. Na janela Configurar instância do IBM Mobile Foundation, é possível selecionar um servidor existente ou criar um novo servidor.

      Nota: para obter uma instância do Mobile Foundation Server facilmente, basta provisioná-la no IBM Cloud. É possível consultar a documentação sobre como provisionar e usar o Mobile Foundation Server no IBM Cloud aqui.

      Configurar instância do IBM Mobile Foundation

      A janela Configurar instância do IBM Mobile Foundation exibe a lista de instâncias do servidor Mobile Foundation definidas anteriormente. Ao selecionar o servidor, são exibidos a URL do servidor, o Nome do usuário Admin e a senha Admin. Para definir um novo servidor, é possível clicar no link Criar novo servidor. Isso exibirá a nova janela Configurar instância do IBM Mobile Foundation.

      Criar novo servidor

      • Insira os novos detalhes da instância do IBM Mobile Foundation, como Nome do servidor, URL do servidor, Nome do usuário administrativo, Senha do administrador.

        Nota: é possível obter a URL do servidor e as credenciais de login no painel do servidor Mobile Foundation para a instância do servidor selecionada.

      • Opcionalmente, forneça um Nome do usuário (nome do usuário do cliente confidencial) e uma Senha do administrador, para visualizar os dados no visualizador de dados.
      • Clique em Conectar.
  5. Ao efetuar login/conectar-se com êxito, a janela Criar aplicativo é exibida, na qual é possível selecionar uma definição de aplicativo existente que você possa ter criado ou criar uma nova, inserindo os detalhes.

    • Para um novo aplicativo:
      • Forneça o Nome do aplicativo, o Local em que os arquivos de projeto serão armazenados, o ID do Projeto/Pacote configurável e a Versão do aplicativo.

        Shared Playground Server

      • Clique em Criar para criar o aplicativo. Isso exibe as janelas Modo de seleção.

        Modo de seleção

      • Selecione o modo de Design ou de Código e clique em Introdução.
        • Modo de Design - Permite criar o aplicativo arrastando e soltando controles em uma tela.
        • Modo de Código - Permite criar o aplicativo gravando código ou usando os Fragmentos de código.
      • Se você selecionou o modo de Design, clicar em Introdução exibe a tela pop-up Bem-vindo ao Ambiente de trabalho. Welcome to workbench
      • Clique em Vamos iniciar para exibir a área de trabalho do Digital App Builder para criar um novo aplicativo no modo de Design.

        Área de trabalho do DAB

      • Se você selecionou o modo de Código, clicar em Introdução exibe a área de trabalho do Digital App Builder para criar um novo aplicativo no modo de Código.

        Área de trabalho do DAB

Abrir um aplicativo existente

Nota: é possível abrir um aplicativo existente desenvolvido usando o Digital App Builder apenas. Por padrão, o aplicativo é aberto no modo de design.

É possível abrir um aplicativo existente de uma das maneiras a seguir:

  • Clicar em Abrir um aplicativo na página inicial abre o explorador de arquivos. Navegue para a pasta do projeto do aplicativo e clique em OKpara abrir o aplicativo para edições adicionais.
  • Opcionalmente, é possível abrir o aplicativo a partir da lista de aplicativos recentes, se listados, clicando duas vezes no nome do aplicativo.

    Nota: Se você selecionou um projeto existente desenvolvido usando o modo de design, ele será aberto no modo de design. Se você tiver o projeto desenvolvido no modo de código, o projeto será aberto no modo de código.

  • Selecione um aplicativo existente e especifique o Local em que os arquivos de projeto serão armazenados, o ID do Projeto/Pacote configurável e a Versão do aplicativo.
  • Clique em Abrir. Isso exibe as janelas Modo de seleção.

    Modo de seleção

  • Selecione o modo de Design ou de Código e clique em Introdução.
    • Modo de Design - Permite criar o aplicativo arrastando e soltando controles em uma tela.
    • Modo de Código - Permite criar o aplicativo gravando código ou usando os Fragmentos de código.
  • Se você selecionou o modo de Design, clicar em Introdução exibe a área de trabalho do Digital App Builder para atualizar um aplicativo existente.

    Área de trabalho do DAB

  • Se você selecionou o modo de Código, clicar em Introdução exibe a área de trabalho do Digital App Builder para atualizar um aplicativo existente.

    Área de trabalho do DAB

Usando modelos

É possível usar modelos para construir rapidamente seu aplicativo. Esses são modelos de aplicativo ativados para recursos específicos que o ajudarão a modificar e desenvolver rapidamente o aplicativo.

Recursos de mod: Este modelo fornece um aplicativo de amostra com o caso de uso do aplicativo de recursos. Ele contém o módulo de login, o módulo de bate-papo, o modo de feedback no aplicativo com os quais iniciar. Será necessário implementar o adaptador de Login e configurar suas próprias credenciais de robô de bate-papo.

Last modified on October 30, 2019