Instalação e configuração

improve this page | report issue

Visão Geral

O IBM Mobile Foundation fornece ferramentas de desenvolvimento e componentes do lado do servidor que podem ser instalados no local ou implementados em nuvem para uso de teste ou produção. Revise os tópicos de instalação apropriados para seu cenário de instalação.

Configurando um Ambiente de Desenvolvimento

Se você desenvolver o lado do cliente ou o lado do servidor de aplicativos móveis, use os serviços MobileFirst Developer Kit ou Mobile Foundation on IBM Cloud para começar.

Usando o MobileFirst Developer Kit

O MobileFirst Developer Kit inclui tudo o que é necessário para executar e depurar aplicativos móveis em uma estação de trabalho pessoal. Para desenvolver um aplicativo usando o MobileFirst Developer Kit, siga as instruções do tutorial Configurando o ambiente de desenvolvimento do MobileFirst.

Usando o Mobile Foundation on IBM Cloud

O serviço Mobile Foundation on IBM Cloud fornece uma funcionalidade semelhante à do MobileFirst Developer Kit, no entanto, o serviço é executado no IBM Cloud.

Configurando o ambiente de desenvolvimento para aplicativos Mobile Foundation

O Mobile Foundation fornece uma grande flexibilidade a respeito das plataformas e ferramentas que podem ser usadas para desenvolver aplicativos Mobile Foundation. No entanto, algumas configurações básicas são necessárias para permitir que as ferramentas escolhidas interajam com o Mobile Foundation.

Selecione a partir dos seguintes links para configurar o ambiente de desenvolvimento correspondente à abordagem de desenvolvimento que será usada pelo aplicativo:

Configurando localmente um servidor de teste ou de produção

A primeira parte da instalação do servidor Mobile Foundation usa um produto IBM chamado IBM Installation Manager. O IBM Installation Manager v1.8.4 ou posterior deve ser instalado antes da instalação dos componentes do servidor Mobile Foundation.

Importante: Certifique-se de usar o IBM Installation Manager V1.8.4 ou mais recente. As versões mais antigas do Installation Manager não são capazes de instalar o Mobile Foundation V8.0, porque as operações de pós-instalação do produto requerem o Java 7. As versões mais antigas do Installation Manager vêm com o Java 6.

O assistente de instalação do MobileFirst Server usa o IBM Installation Manager para inserir todos os componentes do servidor no servidor. As ferramentas e bibliotecas necessárias para implementar os componentes do servidor Mobile Foundation para o uso do servidor de aplicativos também são instaladas. Como uma melhor prática, não instale todos os componetes na mesma instância do servidor de aplicativos, exceto em casos de um servidor de desenvolvimento. As ferramentas de implementação permitem a seleção dos componentes a serem instalados. Consulte os Fluxos de redes e topologias para conferir pontos a serem considerados antes de instalar o servidor.

Leia abaixo para obter informações sobre como preparar e instalar o MobileFirst Server e serviços opcionais em seu ambiente específico. Para uma configuração simples, leia o tutorial Configurando um ambiente de teste ou produção.

Configurando um ambiente de teste ou de produção

Saiba mais sobre o processo de instalação do MobileFirst Server analisando as instruções para a criação de um cluster MobileFirst Server funcional com dois nós no perfil do WebSphere Application Server Liberty. A instalação pode ser concluída usando as ferramentas gráficas (GUI) ou através da linha de comandos.

Após concluir a instalação usando um dos dois métodos acima, configurações adicionais podem ser necessárias para concluir a configuração, dependendo dos requisitos.

Configurando recursos opcionais em seu ambiente de teste ou de produção

O Mobile Foundation inclui componentes opcionais que podem ser usados para aumentar seu ambiente de teste ou de produção. Consulte os seguintes tutoriais para obter mais informações:

Implementando um ambiente de teste ou de produção do MobileFirst Server na nuvem.

Se você planeja implementar o MobileFirst Server na nuvem, consulte as seguintes opções:

Atualizando a Partir de Versões Anteriores

Para obter mais informações sobre como fazer upgrade de instalações e aplicativos existentes para uma versão mais nova, consulte Fazer upgrade para o IBM Mobile Foundation V8.0.

Last modified on March 27, 2018